16 de nov. de 2017

Ação Natal dos sonhos - para ressignificar o Natal das crianças e jovens do abrigo Saica Pilar






São Paulo, 16 de Novembro de 2017

Querida e querido cliente Lola,

                  Escrevo esta carta com muita alegria no coração. Peguei minha xícara de café, um biscoito de gengibre com irresistível formato de casinha e escuto a trilha sonora que tanto espero o ano para ouvir.
                  Estou aqui para falar do Natal. Eu sei que ainda estamos em Novembro, mas até o fim da minha carta você irá entender o motivo da urgência. Natal é sempre um tema que gera reflexões aqui no nosso ateliê.




                  Como você sabe, nós atuamos através da nossa empresa com crianças e jovens que estão em situação de vulnerabilidade aparente ou que tiveram seus direitos violados - são crianças e jovens que moram em abrigos, casas de acolhimento, casas de passagens, que são atendidas por ONG's, por projetos sociais, etc. Acontece que na nossa sociedade, na nossa cultura, nós não somos educados para olhar para estas crianças e jovens - a não ser em datas comemorativas, ou mesmo em datas de calendários, como alguns grupos nomearam.
                   Isso significa que estas crianças são sempre lembradas na Páscoa, no dia das crianças e adivinhe só, no Natal. Então, pensar em ação de Natal é sempre algo delicado para nós, que queremos ensinar também para as pessoas que estas crianças e jovens precisam de atenção, amor e carinho não só em 'datas de calendários' mas em todos os dias do ano.
                   
                   Mas esse ano algo aconteceu. 
                   Mágico.
                   Lindo.
                   E absolutamente incrível.

                   - e é sobre isso que queremos conversar com você através desta carta, mas antes eu preciso compartilhar com você uma história.
                   O mês era Setembro, e aqui neste espaço cor-de-rosa-Lola-sagrado, mais conhecido como casa da Lola, conversávamos com clientes muito próximas e queridas por nós. Refletíamos sobre esta ideia de fazer ou não fazer um Natal. Até que em um dado momento eu estendi minhas mãos em direção ao céu e disse: "Universo, mostra pra gente o que temos que fazer, por favor".
                    Dia 17 do mesmo mês, foi dia de ação Brincando com Lola (a nossa ação de doação com ação de arteterapia vivencial) e nós estivemos na casa de algumas crianças e jovens. Esta casa se chama 'Saica Pilar' e fica em Interlagos - SP e nós fomos como convidadas de uma cliente da Lola.  Nesta casa moram 24 crianças e jovens, de várias idades. Lá é a casa deles, seja por um tempo curto, só de passagem, seja até eles completarem 18 anos, quando eles terão que encontrar novos lares. Foi com muita alegria que criamos um vínculo afetivo com a casa e com as crianças e jovens.
                     Maria, de 4 anos, tinha cerca de uma semana na casa. Ainda parecia um pouco perdida, mas tinha no seu olhar algo de tranquilidade. Logo depois da atividade da Lola, Maria vira pra uma de nós e diz: 'tia, fiz um desenho para você'. Tratava-se de um desenho, feito todo com caneta amarela. Eram ali duas figuras. Eu, que recebi o desenho, imediatamente me abaixei e perguntei: 'o que é o desenho, Maria? Me conta?'. Ela, com seu olhar determinante, vira pra mim e diz bem assim: 'Ué, você não tá vendo? Essa aqui é você. E esse aqui óh, é o Papai Noel.' (preciso de uma pausa para me recompor, para continuar escrevendo para você)

                    Sim, era um Papai Noel, em Setembro, comigo, fazendo sabe o que? Uma festa. Ali. Com a Maria e com todo mundo mais.

                    Recolhemos aquele papel tão cheio de significado e agradecemos ao universo. Pois bem, entendemos que sim, era para pensarmos em uma ação de Natal.
                    Mais adiante no ano, retornamos ao abrigo, fizemos ação com os Crocs (você viu? tá aqui oh) e neste dia perguntamos como funcionava o Natal da casa. Sem espanto e sem surpresas, a diretora da casa nos contou que os 'Natais' na casa acontecem até dia 10 de Dezembro - período que os projetos e os voluntários ainda estão em ação. Depois eles entram de férias. Indagamos um pouco mais sobre a noite de Natal. Dia 24 de Dezembro. E a resposta... ...foi recebida... ...com uma espécie... ...de aperto... ...no coração. Então, com aquele desenho da Maria (uau, acabei de me dar conta. Crenças religiosas à parte. A criança se chama Maria. Uau.) no coração, perguntamos ao abrigo se nós poderíamos fazer uma festa de Natal dia 24 de Dezembro. Festa de Natal. Um Natal dos Sonhos. Com ceia maravilhosa, talher dourado, presente especial, velas e a minha tão amada trilha sonora.

                   Calma, eu sei que minha carta tá longa, mas é que eu quero te contar tudo com detalhes.

                   Sim! Sim! Vamos levar um Natal dos Sonhos e - de fato - Ressignificar o Natal. O das crianças. O nosso. E se você nos permitir, o seu também.
             
                    Sabe aquela sua lembrança mais doce da noite de Natal? Então, é essa lembrança que nós pretendemos criar nos corações dessas crianças.

                    Vai acontecer assim:
                    Nós vamos decorar a casa no começo de Dezembro.
                    Vamos preparar uma Ceia linda e maravilhosa.
                    Vamos fazer um lanche e uma atividade com o Tuutu - o unicórnio dia 24.
                    Nós vamos passar a noite de Natal lá com eles.
                    Também teremos presentes de Natal - que incluem um Tuutu com o nome de cada um deles bordado, um pijama novo para passar a noite de Natal e um lençol novinho também, para aquele sono feliz na noite de Natal.
                    E, se você quiser, você pode fazer parte de tudo isso - E este Natal também será seu.

                    Então, te convidamos para fazer parte de tudo isso com a gente.

                    Para a decoração nós precisamos:
                    - uma árvore de natal grande
                    - festões
                    - bolas
                    - luzes
                    - fitas, laços e etc.
                    A decoração pode ser de um Natal seu passado, contanto que ainda tenha a 'Magia do Natal'. Aceitaremos decorações até dia 29/11 - que deverão ser entregues aqui no ateliê (Rua Caraíbas, 397 - São Paulo)

                     Para a ceia - aceitaremos doações dos itens para a ceia, sejam congelados entregues antes ou mesmo prontos no dia 23/12 - vamos preparar uma ceia para 35 pessoas - incluindo profissionais da casa e nós!!!

                      - frutas (pêssego, uva, ameixa, abacaxi, morango, etc)
                      - frutas secas (uva passa, damasco | outras frutas secas a seu gosto)
                      - castanhas, amendoim, etc.
                      - 2 latas de pêssego em calda | 2 latas de abacaxi em calda
                      - Peru - 2 Perus temperados de 3 quilos
                      - Tender - 2 Tenders de 3 quilos
                      - Lombo Suíno - 2 Lombo de 2 quilos
                      - Arroz Colorido - 2 quilos de arroz | 4 latas de milho cozido | 3 latas de ervilha | 300 g de cenoura
                      - Farofa - 1 quilo de farinha de mandioca biju | 400 g de manteiga
                      - Maionese de Batata * um pedido das crianças * 2 quilos de batata | 2 potes de maionese
                      - Jardineira de Legumes - 500g abobrinha | 500g de cenoura | 1 brócolis | 1 couve flor
                      - Lasanha - sim, uma lasanha. Esta é a comida predileta deles, e foi um pedido direto e reto!!! -  para 10 quilos de Lasanha : 2 quilos carne moída | 1 quilo molho de tomate | 2 pacotes de lasanha pré cozida (1 quilo) | 2k presunto fatiado | 2k queijo muçarela fatiado | 500g queijo parmesão ralado
                  

                     Para a Sobremesa:
                      - Qual sua sobremesa predileta do Natal? Pode compartilhar com a gente!!!
                      - pudim
                      - tortas
                      - 2 panetones e 4 chocotones
                      - 35 rabanadas

                      -  Brownie 
         
                    E de Bebida:
                       - refrigerantes | 8 garrafas de 2 litros ou
                       - sucos de frutas 

                    Para o Presente:
                        - cada criança, jovem e profissional da casa irá ganhar um Tuutu grande com seu nome bordado - doado por nós
                        - 24 total   pijamas (consulta com a gente o tamanho!) * obs: já ganhamos os 24 pijamas!

                        - 18 total   * obs: já ganhamos 18 jogos de lençol!
                        - 08  * obs: já ganhamos 8 jogos de lençol!

                        * - vamos receber os pijamas e os lençóis até dia 16/12!
   
                     Para falar com a gente, você pode nos enviar um email atelie@comlola.com.br ou enviar mensagem no whatsapp da Lola: 11 95359-9585.

                      Se você não está em São Paulo e ainda assim quer fazer parte desta história linda com a gente, você pode selecionar seu item da lista e comprar através de sites de supermercado como Pão de Açúcar, Mambo e Sonda. O nosso endereço completo é: em nome de tânia Piloto - Rua Caraíbas, 397 - Perdizes - São Paulo - CEP: 05.020-000 - os horários para entrega podem ser às sextas, sábados e domingos, dias que nossa loja está aberta e que estaremos aqui com certeza. Assim que você comprar avisa pra gente, para retirarmos da lista do que ainda precisamos!

                      Nós vamos preparar tudo com muito amor e carinho aqui na casa do portal cor de rosa. E sim, vamos ressignificar o sentido do Natal. Tudo será compartilhado nas nossas mídias sociais, então a ideia é que você também esteja presente, de alguma forma, na nossa noite de Natal. Você poderá acompanhar tudo através do nosso instagram.
                       Vai ser lindo.

                        Com amor,
                                   tânia piloto e emika takaki

Desenho da Maria. Demais né?

                       






                 




Nenhum comentário:

Postar um comentário